Esta funcionalidade está disponível para profissionais com perfil de Técnico e para o médico ou residente que registrou os dados clínicos do procedimento.

1. Breadcrumb

Home > Dados dos produtos

2. Campos

  • Nome do componente;
  • Deseja copiar dados de um componente anterior.

Abaixo do nome do componente deve ser exibida a mensagem:

"Após preencher os dados de produto, não será mais possível editar os dados clínicos. Verifique se todos os componentes lançados estão corretos antes de preencher os dados de produto."

O comportamento do componente "Deseja copiar dados de um componente anterior" está descrita em Copiar dados.

Nessa tela existem dois grupos Identificação ANVISA e Identificação do componente. O grupo Identificação ANVISA é composto pelos campos:

  • Registro ANVISA;
  • Etiqueta sem registro da ANVISA;
  • Fabricante;
  • CNPJ do Detentor do registro;
  • Razão social do Detentor do registro;
  • Nome do produto;
  • Nome técnico do produto;

O grupo Identificação do componente é composto pelos campos:

  • Leitura do código de barras;
  • Identificação do produto;
    • Identificador do dispositivo;
    • Código de referência;
  • Identificação de lote/série do produto;
    • Lote;
    • Nº de série;
  • Data de fabricação;
  • Validade;
  • Foto da etiqueta.

2.1 Identificação ANVISA

Ao lado do título de seção "Identificação ANVISA" deve ser exibido um botão de ajuda, que ao ser acionado deve exibir uma modal conforme definido em Ajuda de contexto em Identificação ANVISA.

2.1.1 Registro ANVISA, Fabricante, CNPJ, Razão social, Nome do produto e Nome técnico do produto

O campo Registro ANVISA é de preenchimento obrigatório e deve permitir a digitação de no máximo 11 dígitos. O número do registro é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos.

Conforme o usuário for preenchendo o campo, o sistema deve ir buscando resultados similares na base da ANVISA. Ao término da digitação (11 dígitos), caso não seja encontrado um resultado com o valor digitado, deve ser exibido o resultado "Nenhum item encontrado.". Ao remover o foco do campo, o valor digitado deverá ser apagado do campo.

O usuário deverá selecionar um registro cadastrado na base da ANVISA. Após a seleção, o sistema deve realizar a busca na base da ANVISA e preencher os campos Fabricante, CNPJ do Detentor do registro, Razão social do Detentor do registro, Nome do produto e Nome técnico do produto, com os seus respectivos valores. Caso não haja um fabricante relacionado, o sistema deve apresentar a informação "Não cadastrado".

Protótipo 1 - Identificação Anvisa.

2.1.2 Etiqueta sem registro da ANVISA

Caso este campo seja marcado, o campo Registro ANVISA deve ser desabilitado para preenchimento e deixar de ser obrigatório.

Dois novos campos de texto devem ser exibidos e habilitados para preenchimento, são eles:

  • CNPJ do Fabricante/Importador;
  • Fabricante/Importador.

O campo CNPJ do Fabricante/Importador deve permitir apenas a digitação de números e deve aplicar validação para verificar se o CNPJ informado é válido. Esse campo não é de preenchimento obrigatório.

O campo Fabricante/Importador deve permitir a digitação letras, números e caracteres especiais e é de preenchimento obrigatório.

Os campos Nome do produto e Nome técnico do produto não devem ser exibidos se o campo Etiqueta sem registro da ANVISA for marcado.

Caso esse campo seja marcado, o campo Foto da etiqueta deve ser exibido e tornar-se de preenchimento obrigatório.

Protótipo 2 - Etiqueta sem registro Anvisa.

2.2 Identificação do componente

Ao lado do título de seção "Identificação do componente" deve ser exibido um botão de ajuda, que ao ser acionado deve exibir uma modal conforme definido em Ajuda de contexto em Identificação do componente.

2.2.1 Deseja utilizar o leitor de código de barras?

Esse campo deve ser utilizado para interpretar dados lidos através do leitor ótico.

Ao clicar no botão "Ler código de barras", deve ser exibido um campo de texto, com o foco estabelecido nele e um botão de aplicar.

Conforme a interpretação dos dados lidos/digitados, os demais campos do grupo de Identificação do componente devem ser preenchidos, com os dados disponíveis no código de barras. Após a interpretação dos dados, a informação lida pelo leitor deve ser apagada do campo.

2.2.2 Identificação do produto

Esse grupo apresenta dois subcampos Identificador do dispositivo e Código de referência.

O campo Identificador do dispositivo deve ser preenchido com a informação do DI (Device Identifier) seja GTIN ou padrão HIBCC. O campo pode ser preenchido manualmente ou a partir da leitura do código de barras.

Este campo deve permitir a digitação de letras, números e caracteres especiais.

O campo Código de referência deve ser preenchido com a informação do código de referência do modelo. O campo pode ser preenchido manualmente ou a partir da leitura do código de barras.

É obrigatório o preenchimento de um dos dois campos. Caso o usuário tente salvar o registro sem preencher nenhum dos dois campos, o sistema deve apresentar a mensagem Preenchimento incorreto, colocar a sinalização na label Identificação do produto com a mensagem Um dos campos é obrigatório.

2.2.3 Identificação de lote/série do produto

Esse item possui dois subcampos:

  • Lote;
  • Nº de série.

Os campos devem permitir a digitação de letras, números e caracteres especiais, com limite de 30 caracteres.

É obrigatório o preenchimento de um dos dois campos. Caso o usuário tente salvar o registro sem preencher nenhum dos dois campos, o sistema deve apresentar a mensagem Preenchimento incorreto, colocar a sinalização na label Identificação de lote/série do produto com a mensagem Um dos campos é obrigatório.

2.2.4 Data de fabricação

A data de fabricação deve possuir as subopções:

  • Ano;
  • Mês;
  • Dia.

O campo Data de fabricação não é de preenchimento obrigatório, porém se for preenchido os campos de Ano e Mês tornam-se de preenchimento obrigatório.

O campo Ano deve apresentar as opções de 10 anos anteriores à data em que foi realizado o procedimento.

O campo Mês deve permanecer desabilitado até que um ano seja selecionado pelo usuário.

Se o ano selecionado for o ano atual, então o campo Mês deve apresentar todos os meses que já passaram nesse ano e o mês atual.

O campo Dia deve permanecer desabilitado até que um mês seja selecionado pelo usuário e deve apresentar os dias conforme o mês selecionado. Se o ano e o mês atual forem selecionados, então o campo Dia deve apresentar todos os dias que já passaram nesse mês e mais o dia atual.

2.2.5 Validade

O campo Validade é de preenchimento obrigatório e possui as opções:

  • Data;
  • Período.

Se a opção "Data" for selecionada, então os campos:

  • Ano;
  • Mês;
  • Dia.

devem ser habilitados para preenchimento. Somente o campo Dia não é de preenchimento obrigatório.

O campo Ano deve apresentar as opções de 10 anos posteriores à data em que foi realizado o procedimento.

O campo Mês deve permanecer desabilitado até que um ano seja selecionado pelo usuário.

O campo Dia deve permanecer desabilitado até que um mês seja selecionado pelo usuário e deve apresentar os dias conforme o mês selecionado.

A opção período só deve ser habilitada se o campo Data de fabricação for preenchido.

Se a opção "Período" for selecionada, então deve ser habilitado o campo "Anos" para que o usuário possa informar quantos anos de validade o produto possui.

O número de anos não pode ser igual a 0 (zero) ou negativo.

Protótipo 3 - Identificação do componente.

2.2.6 Foto da etiqueta

Esse campo deve permitir o upload de uma imagem.

Deve ser apresentado, juntamente ao título do campo, um ícone de informação, que após clicado deve apresentar a mensagem "A foto deve estar no formato JPG ou PNG e deve possuir tamanho de até 5 Mb.".

Até que o usuário realize o upload da foto, deve ser apresentada a mensagem "Arraste e solte ou clique para enviar uma foto da etiqueta do produto".

Caso o usuário tente realizar o upload de uma foto em formato ou tamanho inválido, deve apresentar a Foto com formato e/ou tamanho inválido.

Após o upload, deve ser possível a exclusão ou troca da foto.

Esse campo só deve ser exibido caso o usuário tenha marcada a opção Etiqueta sem registro da ANVISA. Neste caso, o campo é de preenchimento obrigatório.

Protótipo 4 - Foto da etiqueta.

3. Regras gerais

1. Não deve ser possível informar uma data de fabricação posterior à data atual.

2. A qualquer momento o profissional poderá cancelar o preenchimento do registro. Neste caso, se algum dado tiver sido informado pelo usuário, o sistema deve apresentar a mensagem Confirmar saída.

3. Se a Data de validade for preenchida com um valor anterior à data de fabricação, o sistema deve marcar os campos preenchidos em vermelho e apresentar a mensagem: "Não pode ser anterior à data de fabricação.".

4. Se o usuário tentar salvar o componente mas o processo de envio da etiqueta ainda não tiver sido finalizado, o sistema deve emitir a mensagem Preenchimento incorreto, além disso o campo Foto da etiqueta deve apresentar o hint Foto em processo de envio.

5. A lista de registros buscados na ANVISA deve aplicar um filtro para exibir apenas os componentes com classificação de risco igual a "3" ou "4".

6. Ao salvar o procedimento, o sistema realizará a verificação de concorrência, conforme especificado em Controle de concorrência.

7. Os campos de CNPJ do Fabricante/Importador, Fabricante/Importador, Identificador do dispositivo, Código de referência, Lote e Nº de série devem aceitar, além de letras e números, caracteres especiais.

8. Após submeter as informações, o sistema deve apresentar a mensagem Cadastro realizado com sucesso.

9. Caso o usuário insira uma data de fabricação que não seja igual ou até 10 anos anteriores à data em que foi realizado o procedimento, o sistema deve apresentar a mensagem Data de fabricação inválida.

10. Caso o usuário insira uma data de validade que não seja igual ou até 10 anos posteriores à data em que foi realizado o procedimento, o sistema deve apresentar a mensagem Data de validade inválida.

4. Dicionário de dados

Nome Campo Obrigatório Tam Mínimo Tam Máximo Tipo Unidade Medida Observações / Exemplo
CNPJ do Fabricante/Importador Não 14 14 Numérico --/-- 77484038000101
Fabricante/Importador Sim 0 120 Alfanumérico --/-- MDT Fabricante de implantes de quadril
Identificador do dispositivo Não 0 23 Alfanumérico --/-- 5102222223336
Código de referência Não 0 30 Alfanumérico --/-- 12345678901
Lote Não 0 30 Alfanumérico --/-- 2354687-AB32
Nº de série Não 0 30 Alfanumérico --/-- 2354687-AB32

5. Definição de limites e placeholder

Nome Campo Valor mínimo aceitável Valor máximo aceitável Placeholder
Identificador do dispositivo 0 23 GTIN/HIBCC
Código de referência 0 30 Código do produto
Lote 0 30 Lote do produto
Nº de série 0 30 Nº de série do produto