A configuração dos alarmes do sistema apresenta todos os alarmes existentes que são:

  • Etiqueta sem registro
  • Motivo de revisão
  • Aumento de registros

e a configuração para seus funcionamentos. A lista de alarmes pode ser acessada através da Central de alarmes.

1. Alarmes

1.1 Etiqueta sem registro da ANVISA

Deve ser apresentado um card com o alarme de "Etiqueta sem registro ANVISA". Dentro dele devem ser exibidas as informações:

  • Status do alarme: apresenta a informação se o alarme está "Ativo" ou "Desativado";
  • Pessoas inscritas: nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;
  • Botão de ação: o botão pode possuir três comportamentos distintos dependendo da situação, são eles:
    • Configurar: caso o alarme não esteja ativo;
    • Inscrever-se: caso o alarme esteja ativo e o usuário não esteja inscrito no mesmo;
    • Inscrito/Sair: caso o alarme esteja ativo e o usuário esteja inscrito nele. Por padrão deve ser exibido a informação de "Inscrito" e ao posicionar o mouse sobre o botão, o conteúdo deve ser alterado para "Sair".

Além dessas informações, deve ser possível o usuário inscrever-se no alarme, ou se desinscrever (caso esteja inscrito). Também deve ser possível acessar as configurações do alarme.

Caso o alarme não possua colaboradores inscritos, deve ser exibida a informação de "Não possui inscritos".

1.1.1 Configuração do alarme de etiqueta sem registro ANVISA

Ao acessar a configuração do alarme de etiqueta sem registro ANVISA, as seguintes informações devem ser apresentadas ao usuário:

  • Última alteração: data, hora e o nome da pessoa que fez a última alteração nas configurações do alarme;
  • Status do alarme: botão para alterar o status do alarme entre "Ativo" e "Desativado";
  • Opção de inscrever-se: caso o usuário não esteja inscrito;
  • Lista de participantes: nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;

Além dessas informações, deve ser possível o usuário se inscrever no alarme, ativá-lo (caso esteja desativado) ou se desinscrever (caso esteja inscrito).

1.1.2 Regras de envio do alarme

O alarme deverá ser enviado quando um Médico, Residente, Técnico ou Administrativo/Financeiro:

  • Salvar um registro na qual um ou mais produtos tenham sido salvos com o campo Etiqueta sem registro selecionado.
  • Editar um registro na qual um ou mais produtos tenham sido salvos com o campo Etiqueta sem registro selecionado, na qual o campo não estava selecionado previamente.

1.2 Motivos de revisão

Esse alarme pode ser configurado de duas formas:

  • Motivos de revisão em joelho;
  • Motivos de revisão em quadril.

Cada um deles deve apresentar as informações de:

  • Status do alarme: apresenta a informação se o alarme está "Ativado" ou "Desativado";
  • Motivos registrados: apresenta os motivos que foram registrados e que irão gerar notificações quando informados;
  • Lista de participantes: nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;
  • Botão de ação: o botão pode possuir três comportamentos distintos dependendo da situação, são eles:
    • Configurar: caso o alarme não esteja ativo;
    • Inscrever-se: caso o alarme esteja ativo e o usuário não esteja inscrito no mesmo;
    • Inscrito/Sair: caso o alarme esteja ativo e o usuário esteja inscrito nele. Por padrão deve ser exibido a informação de "Inscrito" e ao posicionar o mouse sobre o botão, o conteúdo deve ser alterado para "Sair".

Além dessas informações, deve ser possível o usuário se inscrever no alarme, ou se desinscrever (caso esteja inscrito). Também deve ser possível acessar as configurações do alarme.

Caso o alarme não possua colaboradores inscritos, deve ser exibida a informação de "Não possui inscritos".

1.2.1 Configuração do alarme de motivos

Ao acessar a configuração do alarme de motivo as seguintes informações devem ser apresentadas ao usuário:

  • Última alteração: data, hora e o nome da pessoa que fez a última alteração nas configurações do alarme;
  • Status do alarme: botão para alterar o status do alarme entre "Ativo" e "Desativado";
  • Lista de participantes: com os nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;
  • Opção de inscrever-se: caso o usuário não esteja inscrito;
  • Lista de motivos: lista com os motivos de revisão que irão gerar notificações no sistema.

Caso o usuário não esteja inscrito no alarme, ele poderá inscrever-se para receber notificações. Após inscrito, o nome do participante deve ser adicionado à lista de participantes.

O usuário poderá selecionar dentro da lista de motivos, quais motivos deverão gerar notificação caso informados. Os motivos só poderão ser selecionados, caso o alarme esteja ativo.

1.2.2 Regras de envio do alarme

O alarme deverá ser enviado quando um Médico Ortopedista ou Residente em Ortopedia:

  • Registrar um procedimento cujo motivo da revisão esteja incluso no(s) motivo(s) selecionados no alarme.
  • Editar um registro de procedimento, selecionando um ou mais motivos de revisão que não estavam selecionados previamente no registro e estão inclusos no alarme.

1.3 Aumento de registros

Este alarme compara a quantidade de procedimentos realizados no período selecionado, com períodos equivalentes pré-estabelecidos (bimestral, trimestral ou semestral). O alerta será enviado após a finalização do período selecionado, caso haja um aumento no número de procedimentos. Por exemplo, caso o alarme seja ativado no mês abril, com configuração de índice de aumento bimestral, será realizada comparação dos meses de janeiro/fevereiro com março/abril e o alarme será enviado em maio, se necessário.

O índice de aumento é configurado pelo usuário. O monitoramento pode ser configurado por procedimento, são eles:

  • Primária de joelho;
  • Revisão de joelho;
  • Primária de quadril;
  • Revisão de quadril;
  • Angioplastia coronária.

No card do alarme deve ser exibido:

  • Status do alarme: apresenta a informação se o alarme está "Ativado" ou "Desativado";
  • Índice configurado: qual o período e a porcentagem configurada pelo usuário para geração de notificações;
  • Lista de participantes: com os nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;
  • Botão de ação: o botão pode possuir três comportamentos distintos dependendo da situação, são eles:
    • Configurar: caso o alarme não esteja ativo;
    • Inscrever-se: caso o alarme esteja ativo e o usuário não esteja inscrito no mesmo;
    • Inscrito/Sair: caso o alarme esteja ativo e o usuário esteja inscrito nele. Por padrão deve ser exibido a informação de "Inscrito" e ao posicionar o mouse sobre o botão, o conteúdo deve ser alterado para "Sair".

Além dessas informações, deve ser possível o usuário se inscrever no alarme ou se desinscrever (caso esteja inscrito). Também deve ser possível acessar as configurações do alarme ou desativá-lo (caso esteja ativado).

Os usuários da lista de participantes devem receber o alarme apenas uma vez.

Caso seja adicionado um novo usuário na lista de participantes, o novo membro deve ser notificado se houver um aumento no número de procedimentos. Caso o percentual do índice de aumento seja alterado, todos os usuários da lista de participantes devem ser notificados se o aumento for maior ou igual ao novo valor após a alteração.

Caso o alarme não possua colaboradores inscritos, deve ser exibida a informação de "Não possui inscritos".

1.3.1 Configuração do alarme de aumento de registros

Ao acessar a configuração do alarme de motivo as seguintes informações devem ser apresentadas ao usuário:

  • Última alteração: data, hora e o nome da pessoa que fez a última alteração nas configurações do alarme;
  • Status do alarme: botão para alterar o status do alarme entre "Ativo" e "Desativado";
  • Lista de participantes: com os nomes de pessoas que se inscreveram nesse alarme para receber notificações;
  • Opção de inscrever-se: caso o usuário não esteja inscrito;
  • Índice de aumentos: com os períodos e taxa de aumento do número de procedimentos que deve gerar a notificação. As opções de períodos são:
    • Mensal;
    • Bimestral;
    • Trimestral;
    • Semestral;
    • Anual.
  • Porcentagem de aumento no número de procedimentos;
  • Período para comparação: o usuário pode selecionar se deseja comparar com:
    • Período anterior;
    • Mesmo período do ano anterior.

Apenas uma das opções de período deve ser selecionada.

2. Regras

1. Todos os usuários com perfil de ANVISA poderão alterar os alarmes, estejam eles inscritos no alarme ou não.

2. Todas as alterações no alarme só devem ser aplicadas após o usuário selecionar a opção "Salvar", qualquer alteração realizada deverá ser descartada caso o usuário selecione a opção "Cancelar".

3. A seleção de ao menos um motivo é obrigatória, não será possível salvar o alarme ativo com nenhum motivo selecionado. Caso o usuário tente salvar o alarme sem nenhum motivo selecionado, o campo "Motivo da revisão" deve apresentar a mensagem Campo obrigatório.

4. A seleção de ao menos um período e definição do índice de aumento são obrigatórios se o alarme estiver ativo. Caso o usuário tente salvar o alarme ativo sem nenhum período selecionado ou taxa de aumento definida, o campo "Índice de aumento" deve apresentar a mensagem Campo obrigatório. O campo de valor do índice de aumento, deve permitir no máximo três números inteiros.

5. A seleção de um período para comparação é obrigatória. Caso o usuário tente salvar o alarme ativo sem nenhum período para comparação selecionado, o campo "Em relação à" deve apresentar a mensagem Campo obrigatório.

6. Alarmes desativados não devem emitir notificações.

3. Dicionário de dados

Nome Campo Obrigatório Tam Mínimo Tam Máximo Tipo Unidade Medida Observações / Exemplo
Índice de aumento Sim 1 999 Numérico % 15