1. Breadcrumb

Home > Novo procedimento > Definir paciente

2. Campos

  • CPF;
  • CNS.

3. Regras

1. Deve ser possível buscar um paciente através do seu CPF ou do CNS. No momento da busca o usuário poderá escolher entre um dos dois para realizar a pesquisa.

2. O botão pesquisar deverá ser habilitado, somente após o total preenchimento do campo.

3. Não há validação para o CPF/CNS inválidos, se todos os dígitos estiverem preenchidos o sistema poderá executar a busca.

4. Na pesquisa o sistema deve buscar primeiramente na base do RNI por um paciente com o CPF/CNS preenchidos. Se não encontrar na base local, então ele deve realizar a busca no CADSUS pelo cadastro do paciente.

5. Caso a busca não encontre um paciente com o CPF/CNS informado em ambas as bases, então deve ser apresentada a mensagem: "Nenhum paciente encontrado.". Nesse caso, deve ser habilitada a opção "Adicionar paciente".

6. Se o paciente for encontrado em alguma das bases, deve ser apresentado um card com as informações de nome, CPF/CNS e data de nascimento do cidadão. Se o paciente exibido for o da base local, então deve ser apresentada a opção "Confirmar paciente". Se o paciente exibido for o trazido do CADSUS, então deve ser apresentada a opção "Editar e confirmar paciente".

7. Se o usuário selecionar uma das opções "Adicionar paciente" ou "Editar e confirmar paciente", então este deve ser encaminhado para o cadastro de paciente conforme descrito em Cadastrar paciente. A única diferença é que caso o usuário selecione a opção de "Editar e confirmar paciente", o mesmo deve ser encaminhado para o cadastro com os dados do paciente já preenchidos (os dados conhecidos).

8. Se o usuário selecionar a opção "Confirmar paciente", então ele é encaminhado para a seleção do procedimento.

9. Caso o usuário esteja cadastrando um pré-registro para uma equipe médica específica, e já exista um pré-registro para a mesma equipe médica e paciente, o sistema deve apresentar a mensagem Procedimento já registrado.

10. Se o usuário informar um CPF/CNS e trocar para a outra opção o sistema deve manter o valor anterior salvo para o caso do usuário retornar para a opção anterior. No entanto, se o usuário clicar em pesquisar, então somente o valor do campo selecionado deve ser utilizado para a busca.

11. Enquanto não for realizada a busca, no local dos resultados, deve ser apresentada a mensagem "Realize a busca pelo paciente preenchendo CPF ou CNS, depois aperte em pesquisar e confirme o paciente para avançar.".

12. Se o RNI realizar a busca pelo CPF/CNS, não encontrar o cadastro do paciente na base local, e não conseguir se conectar ao serviço do CadSUS para realizar a busca, deve ser apresentada a mensagem "Não foi possível encontrar um paciente na base de dados do RNI com o CPF/CNS informado. Além disso, não conseguimos estabelecer uma conexão com o serviço do CadSUS. Clique no botão abaixo para cadastrar o paciente.". Logo abaixo deve ser apresentado o botão para cadastro de um novo paciente na base.

4. Dicionário de Dados

Nome Campo Obrigatório Tam Mínimo Tam Máximo Tipo Unidade Medida Observações / Exemplo
CPF Não 0 11 Numérico -- 999.999.888-88
CNS Não 0 15 Numérico -- 123456789012345

5. Protótipo de Tela

Protótipo 1 - Definir paciente.