Este documento explica como deve funcionar o cadastro de profissionais no Registro Nacional de Implantes (RNI).

1. Campos

O cadastro é dividido em 04 grupos:

  • Identificação;
  • Endereço;
  • Informações de contato;
  • Informações de acesso.

1.1 Identificação

Esse grupo possui os campos de:

  • CPF;
  • CNS;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Sexo.

1.2 Endereço

Todos os campos e regras do grupo Endereço, estão descritos em Endereço.

1.3 Informações de contato

Este grupo possui os campos:

  • Telefone 1;
  • Telefone 2;
  • E-mail;
  • Confirme o seu e-mail.

1.4 Informações de acesso

Este grupo possui os campos:

  • Perfil de acesso ao RNI;
  • UF (do hospital);
  • Município do hospital;
  • Hospital no qual trabalha;
  • Registro em conselho;
  • UF (do registro).

2. Regras

2.1 Identificação

1. Todos os campos desse grupo são de preenchimento obrigatório, com exceção do campo CNS.

2. Os campos CPF e CNS só devem permitir a digitação de números.

3. O valor do campo CPF deve ser válido conforme regra disponível em Validação de CPF. Caso o usuário preencha o campo com um valor inválido, ao remover o foco do campo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Dados inválidos.

4. O valor do campo CNS deve ser válido conforme algoritmo de verificação disponível em Validação CNS. Caso o usuário preencha o campo com um valor inválido, ao remover o foco do campo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Dados inválidos.

5. Ao salvar o registro, o sistema deve verificar se já existe na base um profissional com o CPF/CNS informado pelo usuário. Caso exista, o sistema deve marcar o campo com valor duplicado em vermelho e emitir a mensagem Registro duplicado.

6. O nome do profissional deve ser composto por pelo menos dois nomes. Caso o usuário digite apenas um nome no campo, ao remover o foco do campo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Nome inválido.

7. O campo Sexo deve possuir as opções:

  • Masculino;
  • Feminino.

disponíveis para seleção. Somente uma das opções de sexo deve ser escolhida.

8. A data de nascimento do profissional não pode ser anterior a 130 anos da data atual. Caso o usuário preencha uma data de nascimento anterior a 130 anos de idade, na retirada de foco do campo o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Data de nascimento inválida.

9. A data de nascimento também não pode ser posterior à data atual, caso o usuário preencha o campo de data com um valor desse tipo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Data superior à data atual.

10. Ao atualizar as informações, a data de nascimento não pode ser posterior à data de início do período de vigência de uma ou mais relações com empresas fabricantes cadastradas pelo médico, conforme estabelecido em Atualizar relações com empresas. Caso o usuário preencha o campo com uma data conflitante com o período de vigência, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Data superior à data de início de período de vigência.

2.2 Endereço

Todos os campos e regras do grupo Endereço, estão descritos em Endereço.

2.3 Informações de contato

1. Os campos Telefone 1, e-mail e confirme o seu e-mail são de preenchimento obrigatório.

2. Os campos de Telefone 1 e 2 devem ser preenchidos obrigatoriamente com DDD e o número composto por 8 ou 9 dígitos. Caso o usuário preencha o campo com um valor inválido, ao remover o foco do campo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Dados inválidos.

3. O campo Confirme o seu e-mail só deve ser habilitado, após o usuário preencher o campo e-mail.

4. Caso o usuário preencha apenas o e-mail e não confirme o e-mail, ao tentar salvar o sistema deve marcar o campo Confirme o seu e-mail em vermelho, e apresentar a mensagem Campo obrigatório.

5. Caso o usuário preencha a confirmação diferente do e-mail informado, ao remover o foco do campo, o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Valor diferente.

6. O e-mail deve conter o símbolo '@' e no mínimo um ponto. Caso o usuário preencha o campo com um valor que não possua essas informações, então o sistema deve marcar o campo em vermelho e apresentar a mensagem Dados inválidos.

2.4 Informações de acesso

1. O campo Perfil de acesso ao RNI, deve possuir as opções:

  • Técnico;
  • Médico Ortopedista;
  • Médico Cardiologista;
  • Gestor de Integração;
  • Administrativo/Financeiro;
  • Gestor do Serviço de Saúde;
  • Residente em Ortopedia;
  • Residente em Cardiologia.

E somente uma dessas opções pode ser selecionada;

2. Os campos de UF devem apresentar todos as unidades federativas do território nacional para seleção.

3. O campo Hospital no qual trabalha só deve ser habilitado após o usuário selecionar um valor no campo UF (do hospital) e no campo Município do hospital. Após a seleção, o campo deve ser habilitado e filtrar na busca apenas hospitais da UF e Município selecionados.

4. O campo Município do hospital deve ser limpo sempre que o valor de UF (do hospital) for alterado.

5. O campo Hospital no qual trabalha, deve buscar hospitais conforme o usuário digita o nome do hospital ou o CNPJ, de acordo com o que é digitado.

6. O campo de Hospital no qual trabalha deve exibir nas opções: A razão social do hospital, seu nome fantasia e o cnpj da instituição. Caso o hospital não possua nome fantasia, no campo deve ser apresentado o valor: "Não informado".

7. Caso um dos perfis de médico ou residente seja selecionado, o sistema deve habilitar os campos Registro em conselho e UF do registro para preenchimento.

8. O campo Registro em conselho só deve permitir a inclusão de números.

9. Todos os campos desse grupo são de preenchimento obrigatório.

10. Caso o usuário direcione o cursor acima da opção de perfil de Gestor do Serviço de Saúde, o sistema deve apresentar a mensagem Ajuda Sobre o Gestor Do Serviço de Saúde.

11. Caso o usuário direcione o cursor acima da opção de perfil de Gestor de Integração, o sistema deve apresentar a mensagem Ajuda Sobre o Gestor De Integração.

3. Regras

1. Após submeter as informações do cadastro, o sistema deve apresentar a mensagem Cadastro enviado.

2. Após as informações de cadastro serem enviadas, o sistema deve enviar para o profissional um e-mail de confirmação para que possa ser dado continuidade no processo de cadastro.

3. Após realizar a confirmação do endereço de e-mail, o sistema deve:

  • Enviar para o profissional um dos seguintes e-mails:
    • E-mail notificando que a solicitação de acesso está em avaliação, apresentando a lista de Gestores de Segurança Hospitalar responsáveis pela avaliação da solicitação do profissional.
    • E-mail comunicando que a solicitação de acesso está aguardando avaliação, porém não existem Gestores de Segurança Hospitalar cadastrados no estabelecimento solicitado, para realizar a avaliação da solicitação.
  • Enviar para todos os Gestores de Segurança Hospitalar, responsáveis pelo estabelecimento que recebeu a solicitação, um e-mail comunicando que existe uma solicitação de acesso pendente.

4. Dicionário de Dados

Nome Campo Obrigatório Tam Mínimo Tam Máximo Tipo Unidade Medida Observações / Exemplo
CPF Sim 11 11 Numérico - 001.002.003-45
CNS Não 15 15 Numérico - 123.1234.1234.1234
Nome completo Sim 4 70 Texto - João da Silva
Data de nascimento Sim 11 11 Numérico possibilita a digitação de barra 11/10/1998
Telefone 1 Sim 10 11 Numérico - (48) 9999-9999
Telefone 2 Não 0 11 Numérico - (21) 3000-2222
E-mail Sim 6 80 Alfanumérico - joão@rni.anvisa.br
Confirme o seu e-mail Sim 6 80 Alfanumérico - joão@rni.anvisa.br
Registro em conselho Sim 1 10 Numérico - 2345

5. Protótipos de Tela

Protótipo 1 - Formulário de cadastro do profissional.