O relatório de Distribuição de artroplastia têm como objetivo apresentar a quantidade de procedimentos de artroplastia realizados no território nacional. Através dele é possível ao usuário visualizar as informações em uma série de gráficos e/ou tabelas. Além disso, o usuário poderá visualizar as informações em um mapa de calor, quando possível.

A partir do momento em que um médico ou residente salvar os dados clínicos de um procedimento de artroplastia, esse registro já passa a ser apresentado neste relatório.

Este relatório está disponível para os profissionais com perfil de colaborador ANVISA e Gestor do Serviço de Saúde, sendo que, para o perfil de Gestor do Serviço de Saúde este relatório deve apresentar apenas informações referentes ao hospital na qual o perfil sendo acessado.

1. Filtros

O relatório pode ser exibido com os seguintes filtros:

  • Procedimento: o usuário poderá selecionar somente os procedimentos de Joelho, ou os de Quadril, ou Ambos;
  • Período: o usuário poderá selecionar um período de tempo, para gerar relatórios com dados de procedimentos realizados dentro do período especificado. Também é apresentada algumas opções de períodos pré-definidos, são eles:
    • Últimos 30 dias;
    • Últimos 60 dias;
    • Últimos 90 dias;
    • Últimos 180 dias;
    • Últimos 365 dias;
    • Todo o período;
  • Localidade: o usuário poderá selecionar localidades específicas (Região, Estado, Município ou Hospital) para filtrar os resultados dos relatórios. Por padrão, ao acessar o relatório devem ser exibidos os dados em nível nacional. Este filtro não deve ser apresentado caso o perfil acessando seja o de Gestor do Serviço de Saúde.

2. Gráficos

O relatório deverá apresentar uma série de gráficos com as informações, conforme os filtros aplicados.

2.1 Número de artroplastias e Primária x Revisão

Deve ser exibido um quadro com o "Número de artroplastias" com a separação de quantas dessas são primárias e quantas são de revisão.

No quadro "Primária x Revisão" deve ser exibido em porcentagem a diferença entre a quantidade de artroplastias primárias e de revisão.

2.2 Por data

Conforme o filtro aplicado de período o gráfico deve apresentar o número de procedimentos realizados (eixo y) em um determinado período de tempo (eixo x). A quantidade de itens no eixo x e no eixo y deve variar de acordo com o período de tempo selecionado pelo usuário.

No gráfico é exibido uma linha com as informações de artroplastias primárias e uma linha com as informações de artroplastias de revisão. O usuário pode desabilitar as linhas para ver o gráfico com somente uma ou as duas linhas.

Deve ser possível a exportação dos dados do gráfico, nos formatos de PNG, SVG, CSV ou XLS. Deve ser possível, também, realizar a impressão do gráfico, e salvar um arquivo PDF com a imagem do gráfico.

2.3 Por faixa etária

Conforme os filtros aplicados, deve ser exibido o gráfico por faixa etária, mostrando a quantidade de artroplastias realizadas com pacientes dentro da faixa etária determinada. As faixas são fixas, sendo elas:

  • <12 anos;
  • 12-18 anos;
  • 19-28 anos;
  • 29-38 anos;
  • 39-48 anos;
  • 49-59 anos;
  • 60-69 anos;
  • 70-79 anos;
  • 80-89 anos;
  • 90+ anos;

2.4 Por sexo

Conforme os filtros aplicados, deve ser exibido o número de artroplastias realizadas com separação pelo sexo do paciente e quantas foram primárias ou revisões. Ou seja, devem ser apresentadas a quantidade de artroplastias realizadas em pacientes do sexo masculino e feminino com devida separação entre eles e a proporção de quantidade entre artroplastias primárias e de revisão.

3. Filtro por localidade

Este filtro o não deve ser apresentado caso o perfil acessando seja o de Gestor do Serviço de Saúde.

Nesse grupo devem ser exibidas localidades de acordo com o contexto onde o usuário se encontra, se o usuário estiver no contexto Nacional, então ele poderá selecionar uma região do Brasil. Se ele estiver no contexto de uma região, ele poderá selecionar uma UF e assim por diante.

As possíveis seleções são:

  • Região: onde o usuário poderá escolher uma região do país que deseja visualizar as informações;
  • Estado: uma vez dentro de uma região específica, o usuário poderá selecionar um dos estados dessa região para visualizar os dados daquele estado somente;
  • Município: uma vez dentro de um estado específico, o usuário poderá selecionar um dos municípios dessa região para visualizar os dados daquele município somente;
  • Hospital: uma vez dentro de um município específico, o usuário poderá selecionar um dos hospitais desse município para visualizar os dados daquele hospital somente;

Se o usuário estiver em um dos contextos: Brasil, Região ou Estado, nos cards de localidade deve ser exibida as informações de:

  • Nome da localidade;
  • Quantidade de procedimentos realizados na localidade;
  • Quantidade de primárias e revisões realizadas na localidade;

Ao clicar em uma localidade, o sistema deve apresentar o mesmo relatório, filtrando os dados de acordo com a localidade selecionada.

4. Visualização por mapa de calor

Esta opção não deve ser apresentada caso o perfil acessando seja o de Gestor do Serviço de Saúde.

Essa opção está disponível para o usuário visualizar no mapa a distribuição de artroplastias de acordo com os filtros selecionados. No mapa, as regiões com maiores concentrações de cirurgias de artroplastia devem ficar sinalizadas com a cor vermelha.

O mapa de calor deixa de estar disponível assim que o usuário chegar no nível de hospital, nesse caso, essa opção deve ser desabilitada.

5. Lista de hospitais

Esta opção não deve ser apresentada caso o perfil acessando seja o de Gestor do Serviço de Saúde.

Esta opção está disponível para que o usuário possa visualizar uma listagem contendo todos os hospitais que já realizaram um procedimento de artroplastia. Deve apresentar as informações referente à seção acessada pelo usuário ("Todos", "Joelho" ou "Quadril").

Esta lista deve apresentar o número total de hospitais encontrados, e as seguintes informações referente à cada hospital:

  • Nome
  • Localização
  • Registros

A lista deve ser organizada de acordo com a quantidade de registros realizados pelo hospital.