O relatório de uso do sistema tem como objetivo fornecer uma visão geral sobre a utilização do RNI no território nacional, regional, estadual, municipal e em hospitais específicos, informando número de profissionais que realizaram registros, número de hospitais que cadastraram procedimentos, tempo médio para preenchimento dos registros, quantidade de registros por etapas, entre outras informações.

A partir do momento em que registros forem criados, preenchidos e/ou finalizados, o sistema já deve contabilizar estas informações neste relatório.

Este relatório está disponível para os profissionais com perfil de colaborador ANVISA e Gestor do Serviço de Saúde, sendo que, para o perfil de Gestor do Serviço de Saúde este relatório deve apresentar a visão geral sobre a utilização do RNI apenas referente ao hospital na qual o profissional possui vínculo.

1. Filtros

1.1 Filtro por Localidade

O filtro por localidade pode ser realizado através do campo de busca. Deve ser possível filtrar os dados desse relatório buscando uma região, um estado, um município ou um hospital. Na busca deve ser considerado o nome informado para comparação com o nome da região, estado, município ou hospital.

Este filtro deve estar disponível apenas para o perfil de colaborador ANVISA.

1.1 Filtro por Período

Deve ser possível filtrar os dados por um determinado período. O usuário poderá selecionar um período de tempo, para gerar relatórios com dados de procedimentos registrados no RNI dentro do período especificado. Também são apresentadas algumas opções de períodos pré-definidos, são eles:

  • Últimos 30 dias;
  • Últimos 60 dias;
  • Últimos 90 dias;
  • Últimos 180 dias;
  • Últimos 365 dias;
  • Todo o período;

2. Dashboard

O relatório deverá apresentar uma série de gráficos e tabelas com as informações de uso do sistema, conforme os filtros aplicados.

2.1 Total de Hospitais

Deve apresentar o número total de hospitais que realizaram registros no RNI.

A partir do momento em que um hospital realizar o registro de um pré-registro ou dos dados clínicos, este hospital deve ser incluído na contagem.

Caso o hospital realize um registro de pré-registro, e este seja deletado do sistema, o hospital deverá deixar de ser contabilizado neste gráfico.

Caso o profissional esteja visualizando informações na esfera de um hospital em específico, este gráfico não deve ser apresentado.

2.2 Total de Profissionais

Deve apresentar o número total de profissionais que realizaram registros no RNI. Deve ser apresentado também, o número total de cada um dos seguintes perfis:

  • Médicos;
  • Técnicos;
  • Administrativo;
  • Residentes;

Deve apresentar, junto ao número total de cada perfil, a porcentagem de cada um destes com relação ao total de profissionais que realizaram registros no RNI.

Caso o profissional realize um registro de pré-registro, e esta seja deletado do sistema, o profissional deverá deixar de ser contabilizado neste gráfico.

2.3 Hospitais x Localidade

Este gráfico deve apresentar o número de hospitais que realizaram registros no RNI, dividindo-os por localidade.

Caso o usuário esteja visualizando em esfera nacional, deve ser apresentado o gráfico dividindo-o por cada região do Brasil, com o título Hospitais x Região. Caso o usuário esteja visualizando em esfera regional, deve apresentar o gráfico dividindo-o em cada estado da respectiva região, com o título Hospitais x Estado.

Deve ser apresentado o nome da região ou estado juntamente da parcela do gráfico que o mesmo representa. Deve apresentar, juntamente do nome da localidade, a porcentagem que o mesmo representa no gráfico. Ao navegar o cursor para a parte do gráfico referente à uma região ou estado, deve ser apresentada a quantidade exata de hospitais da respectiva localidade.

Caso o profissional esteja visualizando o relatório em esfera estadual, municipal, ou de um hospital em específico, este gráfico não deve ser apresentado.

2.4 Tempo médio de preenchimento de dados

Este gráfico deve apresentar o tempo médio para preenchimento dos dados de cada uma das seguintes etapas do registro:

  • Dados clínicos;
  • Dados de produto;
  • Dados financeiros;

Deve apresentar também o tempo médio para a finalização de um registro, que consiste na soma de todos os tempos médios contabilizados (Dados clínicos, dados de produto e dados financeiros). Caso não exista tempo médio contabilizado para alguma das etapas (dados clínicos, dados de produto, dados financeiros), não deve ser apresentado o tempo médio para finalização de um registro.

Este gráfico deve contabilizar apenas as etapas cujo período de aguardo de preenchimento da etapa (ou seja, desde o momento em que foi finalizado o preenchimento da etapa anterior, até o momento em que foi realizado o preenchimento da etapa em questão) esteja incluso no período de tempo filtrado pelo usuário. Por exemplo, se o filtro aplicado for de 01/03/2020 à 01/04/2020, só será contabilizado o tempo de preenchimento de dados de produto de um registro, caso o dia em que foram preenchidos os dados clínicos e o dia em que foram preenchidos os dados de produto estejam inclusos entre 01/03/2020 e 01/04/2020.

Esta regra de contabilização das etapas deve estar explícita para o usuário através da mensagem Ajuda do gráfico de tempo médio, apresentada abaixo do título do gráfico.

Caso nenhum período tenha sido selecionado previamente através do filtro, o gráfico contabilizará desde o registro mais antigo cadastrado no RNI, até a data atual.

Caso alguma das etapas não possua registros no sistema para realizar a contabilização do tempo médio, o tempo médio referente à esta etapa deve ser omitido do gráfico.

2.5 Finalizados x Não finalizados

Este gráfico deve apresentar o número total de registros finalizados e registros não finalizados no sistema. Deve apresentar, junto ao número total, a porcentagem destes respectivos registros com relação ao total de registros cadastrados.

2.6 Não finalizados

Deve apresentar o número total de registros não finalizados. Deve apresentar também, quantos destes registros não finalizados se encontram nas seguintes etapas:

  • Aguardando dados clínicos;
  • Aguardando dados de produto;
  • Aguardando dados financeiros;

Deve apresentar, junto ao número total de cada etapa, a porcentagem de cada uma destas com relação ao total de registros não finalizados.

2.7 Quantidade de registros por etapas

Este gráfico deve apresentar a quantidade de registros nas seguintes etapas:

  • Aguardando dados clínicos;
  • Aguardando dados de produto;
  • Aguardando dados financeiros;

O sistema deve apresentar estas informações para esfera nacional, regional, estadual e municipal, de acordo com a esfera sendo acessada no momento, pelo profissional. Para a esfera nacional e regional, estas informações devem ser apresentadas em forma de gráfico, e caso o usuário esteja acessando a esfera estadual ou municipal, o gráfico deve ser substituído por uma tabela, apresentando os mesmos dados apresentados no gráfico, mencionados acima.

Caso o profissional esteja visualizando o relatório na esfera de um hospital, este gráfico/tabela não deve ser apresentado.

2.8 Registros finalizados

Este gráfico deve apresentar a quantidade de registros finalizados ao longo do período do tempo, de acordo com a esfera sendo acessada pelo usuário.